Êxodo, capítulos 25:10-40, 27:1-8, 30:1-10, 17-21
O tabernáculo terrestre, seus móveis e o sacerdócio arâmico foram instituídos segundo um modelo que o SENHOR mostrou a Moisés e eram figura e sombra das cousas celestes (Hebreus 8:5).A idéia de que Deus mora em um edifício feito por mãos humanas não é verdadeira, mas pagã. Alguns gostam de chamar de casa de Deus o prédio em que uma igreja se reúne para seus cultos e outras atividades. Só é correto no sentido que é uma casa dedicada ao serviço de Deus, mas não é, e nunca foi, a moradia de Deus (1 Reis 8:27).
Deus nunca disse que iria morar no tabernáculo no sentido de se restringir a um ponto geográfico. Ele disse que iria morar entre os querubins (1 Samuel 4:4; 2 Samuel 6:2; 2 Reis 19:15, Salmo 99:1 e Isaías 37:16): sendo Israel uma teocracia da qual o SENHOR era o Rei, Ele colocou Seu trono entre os querubins do propiciatório, que ficava sobre a arca do concerto, sendo este o lugar em que seus súditos, representados pelo sacerdote, iriam se encontrar com Ele.
O fato da arca do concerto ser o primeiro móvel mencionado é significativo: o tabernáculo é visto do ponto de vista de Deus, a partir do Seu trono, colocado no recinto Santo dos Santos, olhando de dentro para fora. A perspectiva humana começaria de fora para dentro, a partir do portão do átrio, do altar de bronze, e da bacia com água.
A arca, feita de madeira de acácia e coberta por dentro e por fora de ouro, é um perfeito símbolo de Cristo, representando as Suas duas naturezas, a divina e a humana: sua divindade é representada pelo ouro incorruptível, e sua humanidade pela madeira, corruptível. As duas matérias formam a arca, mas sem se fundirem. Assim também Cristo é o Filho de Deus que se revestiu da substância humana mantendo distintas as duas naturezas em Sua pessoa (João 14:1,9, Colossenses 2:9).
O conteúdo da arca (Hebreus 9:4) também era simbólico de Cristo:
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O maná nos fala dele, o verdadeiro Pão da
Vida (João 6:32,35) que nos dá a vida eterna, e, o Profeta, o Verbo de
Deus que traz a mensagem final de Deus para a humanidade. Depois dele
veio o silêncio, pois Ele é a última palavra.
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A vara de Arão nos lembra a Sua
ressurreição, e da Sua posição como Sumo Sacerdote oferecendo-se a Si
mesmo em sacrifício pelo pecado de muitos.
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As tábuas com os dez mandamentos da
aliança nos indicam que quando aqui viveu Ele cumpriu a Lei em todos os
seus detalhes. A Lei também nos lembra que Ele é o Rei, que assim
nasceu, viveu, morreu, e ressuscitou e vai voltar para tomar o Seu
reino, como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
A mesa dos pães da propiciação tinha sobre ela doze pães, cada um dos quais representava uma das tribos de Israel, indicando igualdade para todos. Os pães são um símbolo de Cristo: eles eram feitos de grão de trigo moído e sem fermento; Ele se comparou com um grão de trigo (João 12:24), foi moído pelas nossas iniqüidades (Isaías 53:5), mas sem pecado, do qual o fermento é um símbolo. Todos podem participar dele, sem distinção. Já a mesa sugere muitas coisas: sustento, provisão, suprimento. É a mesa da
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salvação: todos estão convidados a virem participar da salvação que se acha em Cristo.
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provisão: Cristo, mediante quem tudo o que
existe foi feito, nos fornece de tudo que precisamos para nosso
sustento, tanto material como espiritual.
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a santa ceia: estabelecida por Cristo
antes da Sua morte; tomando do pão e do cálice, os que nele crêem
lembram-se da sua morte e a anunciam até que Ele volte.
O altar de incenso (capítulo 30:1-10) estava junto ao véu que dava entrada ao Santo dos Santos, a presença do SENHOR. Não era para ser usado para sacrifícios, apenas continha um tipo especial de incenso (nenhum outro era permitido), que devia ser queimado todas as manhãs, quando Arão ia preparar as lâmpadas, e todas as tardes quando fosse acendê-las. Incenso é um símbolo de oração na Bíblia (Salmo 141:2, Apocalipse 8:3), e o altar nos fala novamente do Senhor Jesus, pois somente através dele podemos chegar ao Trono de Graça em oração. Deus houve as nossas orações porque as fazemos em nome de Cristo, que morreu na cruz por nós (Efésios 1:6, João 14:14). Somente sacerdotes - os verdadeiros crentes em Cristo - podem orar assim, e devem orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17).
O recinto do Santo dos Santos onde estava o trono do SENHOR nos lembra a Nova Jerusalém, a cidade dos santos (também em forma de cubo), chamada o tabernáculo de Deus com os homens, onde Deus habitará com eles (Apocalipse 21:3).
O santuário, também chamado templo do SENHOR nos recorda a igreja de Cristo (1 Coríntios 3:16,17). As paredes e travessas de tábuas, de madeira coberta de ouro, nos falam de Cristo, também as quatro coberturas: azul do céu de onde veio, púrpura da sua realeza, escarlate do seu sangue.
O altar de bronze onde eram feitos os sacrifícios, representa o sacrifício feito pelo pecado de muitos pela morte do nosso Salvador, Jesus Cristo. Bronze na Bíblia é símbolo de julgamento. Ninguém pode entrar no santuário, sem ter aceito este sacrifício pelos seus pecados (João 1:12,29, Efésios 5:2).
A bacia de bronze onde os sacerdotes se lavavam nos lembra a Palavra de Deus: como o bronze polido ela nos mostra a sujeira do pecado, e como água limpa ela nos purifica mediante o Espírito Santo (Efésios 5:26). É depois desta santificação, feita repetidamente, que podemos entrar na presença de Deus para adorá-lo.
http://www.bible-facts.info/comentarios/vt/exodo/CristonoTabernaculo.htm
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