Por que as Pessoas Abandonam a Igreja - DEVOCIONAL



“... O filho mais novo... partiu para terras distantes...” – Lucas 15:13 NKJV


A história do Filho Pródigo se aplica especialmente aos desviados. 
Ela fala àqueles que foram criados na igreja, conhecem a Palavra de Deus, sentiram a Sua presença, entendem Suas exigências, e um dia o serviram. 
Mas assim como o Pródigo, eles “foram para os porcos”
Observe que aquele jovem não se chama o Pecador Pródigo, mas o Filho Pródigo, isso porque ele ainda pertence à família. 
1- Em primeiro lugar, porque as bênçãos da casa do Pai se tornam uma rotina. 
Observe: ele não apreciava o que tinha até perder tudo. 
Observe também que seu pai não o expulsou de casa, mas foi ele que “partiu para terras distantes”. Ele partiu por livre e espontânea vontade, e voltou da mesma maneira. 
Qual é o ponto aqui? Se o amor de Deus não puder segurar você, o poder Dele não vai forçá-lo! Deus tem prazer na sua obediência voluntária, não em vê-lo se conformar a um conjunto de regras por ter medo de ir para o inferno. 
Jesus contou a história de um rei que planejou uma festa de casamento e convidou convidados diferentes. Que privilégio! “Eles, porém, não fazendo caso, seguiram o seu caminho, e foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio” (Mt 22:5 NKJV). 
Você está ocupado demais para Deus? Você se acostumou com as bênçãos Dele e decidiu preferir algo diferente? 
Esteja avisado, o caminho onde você está leva a um único lugar: o chiqueiro de porcos. Pare, dê meia volta, arrependa-se e volte para casa enquanto pode. Por mais que você tenha falhado, seu Pai está esperando para recebê-lo de volta.

2- Por que as Pessoas Abandonam a Igreja 

“E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo...” – João 6:69 NKJV


Pelo fato de as regras da casa do Pai parecerem restritivas demais, muitas pessoas querem o amor de Cristo, mas não querem o Seu senhorio; querem as bênçãos Dele, mas não os Seus mandamentos. 
O problema não é que Cristo lhes oferece pouco, mas o custo de servir a Ele é que lhes parece alto demais. 
Talvez você esteja pensando que se vivesse no tempo de Cristo, se andasse e falasse com Ele, e se o ouvisse pregar, seria um cristão melhor. 
Pense bem! “Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: ‘Duro é este discurso...’ Desde então muitos dos seus discípulos retrocederam, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: ‘Quereis vós também retirar-vos?’ Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: ‘Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo...’” (Jo 6:66-69 NKJV).


O verdadeiro discipulado não é resultado de assistirmos a um culto especial na igreja. Ele é progressivo. É o resultado de “crer e conhecer” o Senhor à medida que você anda com Ele no topo da montanha e no vale, nos dias bons assim como nos dias maus. 
Foi por isso que Pedro disse: “Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas para os que não creem... ‘pedra de tropeço e rocha que faz cair...’” (1 Pe 2:7-8 NVI). 
Paulo coloca as coisas deste modo: “Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” (1 Co 12:3). 
O propósito da obra do Espírito Santo em sua vida é trazer submissão à vontade de Deus. Isso envolve um relacionamento – com regras!

3- Por que as Pessoas Abandonam a Igreja 

“Não nos julguemos mais uns aos outros...” – Romanos 14:13


Eis outro motivo pelo qual as pessoas abandonam a igreja: por causa da atitude de alguns membros que fazem parte dela. 
O filho mais velho na parábola contada por Jesus sabia ser filho, mas não sabia ser irmão. 
Se os ciúmes e a atitude julgadora que ele demonstrou para com seu irmão são um tipo de comportamento a ser seguido, não é de admirar que seu irmão tenha saído de casa, para início de conversa. 
Paulo escreveu: “Não julguemos mais uns aos outros, antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão” (Rm 14:13). 
A Bíblia diz: “Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há ocasião de tropeço” (1 Jo 2:10). 
Suas atitudes e ações fortalecem os outros ou os fazem tropeçar? Você já leu a respeito de Diótrefes? 
João falou sobre ele: “Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja” (3 Jo 1:9-10 NKJV). 
Diótrefes era um pregador que só queria uma coisa – o controle! E João denunciou-o como sendo “mau”, dizendo: “... Quem faz o mal não tem visto a Deus” (3 Jo 1:11 NKJV). 
Somente a eternidade revelará quantas pessoas foram afastadas da igreja por crentes críticos, rudes e controladores. Tome cuidado para não ser um deles! 


0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.