Você é um Bom Ouvinte?
“... considerem atentamente como vocês estão ouvindo...” – Lucas 8:18 NKJV
Para ser um bom ouvinte, você precisa tentar ouvir de forma ativa. Preste atenção no que está sendo dito. Ninguém quer falar com um cadáver, por isso desenvolva o que ouviu, esclareça e dê um retorno.
Desenvolver ajuda você a entender corretamente. Esclarecer significa fazer perguntas até entender o que a outra pessoa quer dizer. Dar um retorno é o mesmo que compartilhar seus próprios pensamentos e sentimentos sem julgamentos.
Em segundo lugar, tente ouvir com empatia. Talvez você não goste do que está sendo dito, mas quando ouve com atenção, em geral percebe que se estivesse no lugar da outra pessoa talvez se sentisse da mesma forma. “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram” (Romanos 12:15 NKJV). Isso é empatia.
Depois, tente ouvir com uma mente aberta. Ouvir de forma seletiva ou defensiva, filtrando o que você ouve, não é o mesmo que ouvir com a mente aberta. Ouça como se você fosse um antropólogo e a pessoa que fala fosse de outro planeta; os costumes, as convicções e a maneira de pensar dela são diferentes dos seus, e você está tentando entendê-los.
Finalmente, ouça com consciência. O que a pessoa está dizendo se alinha com os fatos? Ela está sendo coerente? Se você ouviu ativamente, com empatia e abertamente, e ainda não consegue entender o ponto de vista dela, não precisa partir para o ataque. Espere, e reúna mais informações! Pergunte: “Você poderia me contar mais um pouco?” ou “Poderia me dar um exemplo específico?” Ou você poderia dizer “Isto é interessante, eu não havia pensado sob este aspecto”. Ou “O que você está dizendo pode ser mesmo verdade. Conte-me mais”. Jesus ouvia. E a arte de ouvir é uma das habilidades de Cristo que você precisa desenvolver!
Porção Diária: Leia 1 Cr 7:20 - 9:44, Jo 8:31-41, Sl 30, Pv 25:13-17
Ore pelo nosso país.
0 comentários:
Postar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.