Você Cuida de Alguém?
“O Senhor... sabe o quanto somos fracos...”. – Salmo 103:13-14 NLT
Pelo fato de que hoje em dia as pessoas vivem mais, muitos de nós estão cuidado de membros da família que estão doentes e idosos.
Mas quem está cuidando daqueles que cuidam das pessoas? Quem está suprindo as necessidades deles? Se você cuida de alguém, eis algumas coisas que precisa aprender a fazer por si mesmo.
Primeiro, peça ajuda. John Donne escreveu: “Nenhum homem é uma ilha”. Pedir ajuda a princípio pode lhe dar uma sensação estranha, mas continue fazendo isso e você desenvolverá certo grau de conforto.
Comece relacionando as áreas nas quais seu ente querido precisa de ajuda. Seja específico: tarefas domésticas, transporte, finanças, banhar-se, vestir-se, etc. E quando receber um “não” como resposta, não leve para o lado pessoal, apenas procure em outro lugar. Há pessoas à sua volta que estão apenas esperando que alguém lhes peça, pessoas que sentirão alegria e realização em servir.
Em segundo lugar, faça contatos. Não tente reinventar a roda. Aproveite os recursos de sua igreja, dos programas comunitários, dos grupos de apoio, das instituições para idosos e da internet. Envolva a família, assim como seus amigos e vizinhos.
A Bíblia diz: “Uma pessoa que está só pode ser derrotada, mas duas podem se apoiar e vencer. Três é ainda melhor...” (Ec 4:12 NLT).
Em terceiro lugar, lembre-se que você é humano, afinal, Deus se lembra disso! Não se sinta mal por se sentir mal. Deus é “misericordioso e compassivo... Pois Ele sabe o quanto somos fracos”.
Colocar o foco nas necessidades de outra pessoa a ponto de excluir suas próprias parece nobre, mas também o deixa predisposto à culpa, à raiva, à depressão e ao esgotamento. Suas emoções influenciam sua saúde física, portanto, dar permissão a si mesmo para “sentir seus sentimentos” não apenas o capacita a permanecer saudável, como também garante que você continuará por perto para ser alguém que cuida de outros com compaixão e capacidade.
0 comentários:
Postar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.