Não Tire Conclusões Precipitadas
“Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras...” – Salmo 39:1 NAS
Todos nós falhamos de tempos em tempos, até mesmo o melhor de nós.
Quando John D. Rockefeller presidia a Standard Oil Company, um de seus alto executivos cometeu um erro que custou mais de dois milhões de dólares. Os outros executivos pensaram que Rockefeller o atacaria pesadamente e provavelmente o despediria. Mas ele não fez isso.
Ao contrário, chamou o homem, sentou-se, pegou um bloco e escreveu o título: “Pontos a favor deste homem”. Então ele anotou os pontos fortes do homem, inclusive como ele um dia havia ajudado a companhia a tomar a decisão certa e ganhar milhões de dólares.
Um dos altos executivos que testemunhou isso, disse mais tarde:
“Sempre que sou tentado a ‘descascar’ alguém, eu me obrigo a me sentar e fazer uma lista das boas qualidades que ele tem. Quando termino, minha perspectiva já foi ajustada. E o que é melhor, minha raiva está sob controle. Não sei dizer quantas vezes esse hábito impediu que eu cometesse um dos erros mais caros que alguém pode cometer – perder a cabeça. Recomendo esse procedimento a todos que precisam lidar com pessoas”.
Então, antes de tirar conclusões precipitadas a respeito de alguém, pare e peça a Deus sabedoria, depois sente e faça uma lista das qualidades dessa pessoa. Se você fizer isso, sempre chegará a uma conclusão diferente. Uma coisa é certa, você se aproximará dessa pessoa com a atitude certa e não dirá coisas das quais mais tarde se arrependerá. Obviamente, o Salmista havia aprendido essa lição: “Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras”.
Porção Diária: Leia 2 Cr 1-4, Jo 10:22-42, Sl 83:1-8, Pv 26:13-16
Siga a PPH no twitter: @palavraparahoje
0 comentários:
Postar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.