O Perdão no Islamismo
Desde a queda do homem no Jardim do Éden, o ser humano tem
lutado com um sentimento de culpa, que o leva a buscar o perdão para conseguir
ter uma consciência tranqüila. De que forma os muçulmanos procuram perdão?
A Teologia do Pecado no Islamismo
No islamismo, o pecado é um ato para o qual a punição
precisa ter o mesmo peso e a mesma natureza. O islamismo ensina que ninguém
nasce com uma natureza pecadora. Eis porque eles não vêem a necessidade da
morte de Jesus na cruz. No Alcorão, eles inclusive mudaram o nome de Jesus para
“Isa” para eliminar o significado hebraico da palavra que quer dizer Salvador.
O islamismo divide o pecado em duas grandes categorias: os
pecados maiores e os pecados menores. Sura (um capítulo do Alcorão) 42:37 diz:
“Os que evitam grandes ofensas e obscenidades” e Sura 53:32: “Os que evitam
grandes ofensas e obscenidades, mas são inclinados a fraquezas, a misericórdia
do seu Senhor é grande”.
Os teólogos muçulmanos diferem quanto ao número desses
“pecados maiores”. Tradicionalmente, o número é sete.
São eles:
1. Comparar qualquer um com Alá (prestar culto a qualquer
outra pessoa ou coisa além de Alá ou dizer que alguém é igual a Alá)
2. Magia
3. Assassinato
4. Roubo
5. Abusar de órfãos (Maomé foi órfão)
6. Fugir da batalha
7. Acusar falsamente uma mulher de adultério
Cada pecado tem a sua própria punição. Alguns pecados, como
o adultério, tem vários tipos de punição. É diferente também quando a pessoa
que comete o pecado é masculino ou feminino. De acordo com o Islã, as mulheres
merecem uma punição mais severa. Porém, em outro Sura, o Alcorão equipara a
punição do homem e da mulher.
Recebendo o Perdão no Islamismo
Alguns dos pecados menores são expiados através do ritual da
lavagem, no qual os muçulmanos são obrigados por Maomé a lavar certas partes do
corpo antes de orar a Alá. Se não se lavarem antes, Alá não aceitará as suas
orações. Como cristãos, podemos nos regozijar porque o sangue do Cordeiro,
Jesus Cristo, nos lavou de uma vez para sempre! (1Pe 3.18; 1Jo 1.9)
Os teólogos muçulmanos também discordam quanto ao número de
diferentes maneiras que um muçulmano pode receber o perdão para os pecados
menores e os pecados maiores. As mais comuns são baseadas nos versos do Alcorão
e do Hadith (ditos e ensinos de Maomé e dos Califas – seguidores de Maomé). São
as seguintes:
1. Fazer o bem: Os nossos queridos muçulmanos acreditam que
Deus vai julgá-los usando uma balança para comparar o peso das boas obras com o
das más obras. Na tentativa de aumentar o peso das boas obras, os muçulmanos
acreditam que existem algumas obras cujo peso Deus multiplica por dez. A oração
da sexta-feira na mesquita é um exemplo. Cada passo que a pessoa dá ao se
aproximar da mesquita, ele acrescenta mais pontos na contagem das boas obras.
Alguns versos do Alcorão dizem: “Os que impedem o mal com bem – deles será a
Última Morada, jardins do Éden nos quais entrarão; e os que foram bons para os
seus pais e esposas e para as suas sementes” (Sura 13:22,23). “Pois as coisas
boas removem as más” (Sura 11:114).
2. Jejum: as pessoas também podem expiar os pecados através
do jejum. No Sura 33:35 está escrito: “Os homens e as mulheres que jejuam, para
eles Deus tem preparado o perdão e uma paga poderosa”.
3. Crianças que morrem antes de seus pais terem garantida a
entrada no paraíso (termo islâmico para céu): O Hadith diz que a criança
falecida fica parada na porta do céu, cheia de ira, dizendo: “Eu não vou entrar
no paraíso sem meus pais”, depois do que está escrito “Deixe seus pais entrarem
com ela” (citado por Nisaai e Ibn Hayan, depois de Abi Huraira).
4. A aprovação de uma esposa pelo seu marido assegura a
entrada dela no paraíso: O Hadith diz que Maomé declarou: “Toda a mulher que
morre e que teve a aprovação do marido, pode entrar no paraíso” (citado por
Tarmazi).
5. Recitar o Alcorão: No Hadith, segundo Masoud (um dos
amigos de Maomé, também conhecido como al Sahaba), Maomé disse: “Aquele que lê
o Alcorão e o memoriza, Deus o conduz ao paraíso e lhe garante, pela sua
intercessão, a salvação de dez parentes que merecem o fogo.
6. Confissão de dois credos: Os dois credos são os de que
não há outro Deus senão Alá e Maomé é o profeta de Alá. Está relacionado ao que
Abi Thur (um dos al Sahaba) disse: “Eu vim sobre o profeta de Deus [Maomé] que
dormia com uma túnica branca. Ele acordou dizendo: ‘Todo o que afirmar que não
há Deus senão Alá, tem garantida a sua entrada no Paraíso’. Eu perguntei:
‘Mesmo se ele cometer adultério e roubar?’ Ele respondeu: ‘Mesmo se cometer
adultério e roubar.’ Perguntei de novo: ‘Mesmo se ele cometer adultério e
roubar?’ Ele respondeu mais uma vez: ‘Mesmo se ele cometer adultério e
roubar!’”
7. A obediência da esposa ao seu marido ganha o perdão para
o seu pai: Ibn Malik (um al Sahaba e um dos reitores do Alcorão) contou a
história de um homem que saiu para uma jornada e disse à sua esposa que não
saísse do seu quarto no andar de cima. O pai dela morava no andar de baixo e
ficou doente. A mulher mandou uma pessoa pedir a permissão do profeta para
visitar o pai no andar de baixo da casa. Ele respondeu: “Obedeça ao seu
marido”. O pai morreu e foi sepultado sem a presença dela. Mais tarde, o
profeta a informou que Deus havia perdoado o seu pai como resultado da
obediência dela ao seu marido.
8. Oração: No Hadith, encontramos, segundo Abou Baker (O melhor
amigo de Maomé e pai de uma de suas esposas), que Maomé disse: “Não há homem
que, se pecar e que, depois de lavar-se, sobe para orar [uma oração formal
impressa] Deus não possa perdoar.”
9. A Peregrinação (o Hajj): Uma pessoa pode receber o perdão
quando vai em peregrinação a Meca, na Arábia Saudita (terra natal de Maomé). O
Sura Al-Baqara (capítulo 2 do Alcorão) 158 diz: “todo o que faz a Peregrinação
à Casa, ou à Visitação não deve ser culpado.”
Apesar destas “obras” serem um meio através dos quais os
muçulmanos crêem que recebem o perdão, eles ainda reconhecem que precisam de
expiação e a buscam, de acordo com os ministérios “Last Harvest Inc. (Última
Colheita Inc.)” e “Middle East for Christ (O Oriente Médio para Cristo)”.
Numa pesquisa com um grupo de muçulmanos em 1992, estes
ministérios descobriram que o perdão de pecados é a mais importante e urgente
necessidade dos muçulmanos.
Podemos nos regozijar, como cristãos, pois o perdão não é
baseado nas boas obras ou nas opiniões ou julgamentos de outros, mas na graça
de Deus e na redenção através do sangue de Jesus Cristo (Efésios 2:8,9; Gálatas
2.21).
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