DEVOCIONAL DE HOJE 04/11/11


Valorizando Nossos Idosos




“... Serão viçosos e vigorosos...” – Salmo 92:14 NKJV

Em breve haverá milhões de pessoas vivas que chegaram aos cem anos, e você precisará saber como se relacionar com elas. É um erro ver os aposentados à luz do que foram, em vez de olhar para eles à luz do que podem ser. 

Os idosos frequentemente se sentem colocados de lado. 

Davi disse: “Não me rejeites na minha velhice; não me abandones quando se vão as minhas forças” (Salmo 71:9 NVI). 

É uma loucura pensar que depois de certa idade as pessoas não podem mais aprender; a capacidade de aprendizado não se esgota. A velocidade do aprendizado pode ser reduzida, mas a capacidade de aprender permanece constante. 

Vamos encorajar nossos velhinhos, personagens queridos de anos dourados, a exercitarem suas mentes e a continuarem sonhando! Como um músculo atrofiado, a capacidade de aprender e crescer tende a perder a força apenas porque não está sendo usada. 

Você quer ser “arquivado” quando ficar velho? Não? Bem, eles também não querem. Em vez de fazer isso, vamos falar mais sobre alguns assuntos importantes. Assuntos como lidar com a aposentadoria, encontrar novas maneiras de ser útil, ajustar-se a uma renda reduzida, aprender a viver só, relacionar-se com os netos, compreender o processo do envelhecimento, manter o moral elevado, manter uma boa aparência, e também se preparar para a morte. 

Em vez de tirar de cena essas mentes mais sábias ou menosprezar sua contribuição, deveríamos ajudá-las a ter uma voz ativa na igreja. A oportunidade de terem essa voz e de desempenharem um papel no ministério da igreja foi conquistada de forma bastante prática. Nossa cultura age de forma vergonhosa ao se concentrar apenas nos mais jovens, aqueles que possuem menos conhecimento sobre a ação da igreja, enquanto ignora aqueles em quem o Espírito de Deus tem trabalhado há cinquenta anos ou mais.

Porção Diária: Leia 1 Cr 1-2, Jo 7:45-53, Sl 9, Pv 24:30-34

Aproveite a Porção Diária e leia a Bíblia toda em um ano.


0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.