DEVOCIONAL DE HOJE 21/01/2012


 Provações


“Considerem uma grande alegria... quando se depararem com várias provações.” Tiago 1:2 NAS



Tiago escreveu: “Considerem uma grande alegria... quando vocês se depararem com várias provações, sabendo que a prova da sua fé produz perseverança... para que vocês possam ser perfeitos e completos” (vv. 2-4 NAS). 

Pedro escreveu: “... não se surpreendam com as provações ardentes pelas quais vocês estão passando, como se algo estranho estivesse acontecendo a vocês” (1 Pe 4:12 NLT).

 As provações são algo que todos nós temos em comum. Além disso, quando uma delas chega ao fim, é bem possível que haja outra a caminho. Foi por isso que Tiago não disse “se”, mas “quando vocês se depararem... com provações”. 

Observe que: 1) As provações pertencem a categorias diversas. Elas podem ser físicas, emocionais, financeiras ou ligadas a nossos relacionamentos. Algumas são chocantes, como a perda inesperada de um ente querido; outras duram mais do que o necessário, como um divórcio amargo ou uma enfermidade prolongada. Algumas são públicas, enquanto outras ocorrem no seu próprio inferno particular. Algumas se devem aos seus próprios erros, ou ao erro de outras pessoas; outras não têm nada a ver com falhas humanas.  2) As provações testam a nossa fé. Elas nos levam de volta aos fundamentos e nos lembram de quais são as nossas prioridades. Um professor da Bíblia disse: “Durante... períodos de provações mais intensos, eu me volto para... aquilo em que realmente acredito... princípios elementares como a oração e a dependência... ficando em silêncio e esperando em Deus. As provações... obrigam-nos a voltar para a rocha da fé sobre a qual repousa o nosso fundamento, e isso se torna um processo refinador necessário”. 3) As provações nos amadurecem.Quando estamos sofrendo, temos a tendência de tentar procurar uma saída rápida. Não faça isso. Provações foram projetadas para nos tornar “completos”. Permitindo que elas façam o seu trabalho, você chega ao fim delas mais forte.




 Porção Diária: Leia Lv 8-10, Mt 9:14-26, Sl 89:38-52, Pv 3:1-2

0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.