Nazireus


Nazireu ( do hebraico nazir, da raiz nazar "consagrado", "separado"), dentro da Torá é o termo que designa uma pessoa que consagra-se a Deus por um tempo determinado. A marca mais comum da separação desta pessoa - que podia ser um homem ou uma mulher - era o uso do cabelo não cortado e a abstinência do consumo de vinho. O nazireu poderia também ser um escravo.

O voto de nazireado (ou nazireato),foi institucionalizado e regulamentado na Torá no Livro de Números 6:1-21. Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres. Estas exigências particulares parecem traduzir os seguintes princípios: manter-se mentalmente são ("abster-se de vinho e de bebida fermentada") e em sujeição a Deus (simbolizado pelo não cortar o cabelo) e manter-se cerimonialmente puro (não tocar em cadáveres).
Após a conclusão do seu voto, o nazireu realizava o ritual de purificação e fazia três oferendas no Santuário. Um voto dito "à semelhança de Sansão" era um voto para toda a vida.
  
Nazireus no cristianismo

João Baptista teria sido também um nazireu, embora o Novo Testamento nunca se refira a ele usando diretamente este termo. O seu estatuto de nazireu deduz-se devido ao seu estilo de vida ascético; em Lucas 1:15 o anjo informa a Zacarias, pai de João, que a sua mulher dará à luz um filho que "não beberá vinho nem bebida alcoólica".
O apóstolo Paulo, junto com outros cristãos, fizeram também um voto temporário de nazireato. (Atos 18:18; 21:23-26).
Este tipo de consagração é considerado pelos teólogos católicos como modelo precursor do monasticismo cristão. Já outras denominações cristãs, encaram-no como precursor do ministério religioso por tempo integral.
  
Nos dias de hoje

Nos dias de hoje Deus está de fato levantando uma geração de ”nazireus”. Homens e mulheres, crianças, jovens e velhos, pessoas dispostas a serem propriedade exclusiva de Deus.Separados para Ele em santidade. Em 1 Pedro 2:9, lemos: “Mas vós sois geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa,o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz .”

Os requisitos impostos aos nazireus tinham significado e sentido especial na adoração de Deus. Iguais ao sumo sacerdote que, por causa do seu cargo sagrado, não devia tocar em cadáver, nem mesmo de seus parentes mais chegados, tampouco os nazireus o deviam fazer. Proibia-se ao sumo sacerdote e aos subsacerdotes, por causa da séria responsabilidade dos seus cargos, beber vinho ou bebida inebriante ao realizarem seus deveres sagrados perante Deus. - Le 10:8-11; 21:10, 11.
 
 
O Significado Espiritual

Através de Jesus, Deus separou para si, um povo para manifestar Seu caráter, Sua santidade. Os “nazireus” de hoje são pessoas que vão muito além das palavras e das aparências.São pessoas que vivem e buscam verdadeiramente a santidade e a presença de Deus.Os nazireus não podiam:
1- Beber vinho: Os nazireus de hoje, são pessoas que não se envolvem e não se iludem com a alegria passageira que o mundo oferece;
O nosso prazer não está nas coisas deste mundo, não está no amor humano, não está na religião, no sexo ou nas drogas. O que verdadeiramente nos satisfaz é poder estar na presença do Senhor gerando um sorriso nos Seus lábios;
2- Ter contato com cadáveres: A morte fala de separação. E a Bíblia nos diz que o salário do pecado é a morte. Os nazireus de hoje são pessoas que não se contaminam com o pecado, não se deixam influenciar por outras pessoas que vivem em pecado, por mais próximas e influentes que estas pareçam ser. Ou seja, não nos contaminamos com o pecado nem mesmo que seja por causa dos nossos pais. Temos tristes exemplos disso quando vemos jovens cristãos bebendo ou jogando cartas, truco, por exemplo, só porque estão com seus pais em uma ocasião em que estão reunidos. Abrem mão de sua santidade por alguns momentos para tentar agradar a família... A palavra de Deus nos diz: “Importa agradar a Deus e não aos homens”!!!
 Os que realmente se separam para Deus,têm necessidade de permanecerem em comunhão com o Espírito Santo e de obedecerem ao Senhor. São livres do pecado e se ele acontece, é apenas um acidente, pois não são mais dominados pelo pecado.
3- Cortar o cabelo: Os nazireus de hoje têm atitudes externas que mostram que são diferentes, santos.São diferentes no seu modo de falar, de se vestir, de agir, de se relacionar com outras pessoas. São verdadeiros adoradores que adoram a Deus com todo o seu ser: espírito, alma e corpo. Eles exteriorizam o que sentem quando adoram ao Senhor no levantar das mãos, nos saltos de alegria, nos brados, nos dons espirituais, enfim...
Mas não fica apenas limitado ao culto dentro da igreja, mas a sua santidade se evidencia no dia-a-dia, os homens percebem que são diferentes porque os nazireus continuam honrando ao Senhor em todas as suas atitudes diárias, no trabalho, na escola, em casa, na rua, em qualquer lugar.

 http://www.raizdedavi.com
 

0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.