VOTOS COM DEUS



Pr. Suedem Medeiros
Textos. Lv. 21.10-12; Lv. 27

VOTOS – Compartilho o que sinto estar sendo trabalhado com respeito a votos. Um modo novo nos chamados de Deus às nossas vidas e nas estratégias de conquista. Com o passar dos dias as coisas foram criando forma dentro de mim. Logo vários testemunhos de votos por parte de pastores e servos de Deus foram chegando ao meu conhecimento, demonstrando, assim, tratar-se de algo que o Senhor está chamando a nossa atenção. ele nos confiou uma mensagem sobre alianças, mas será que temos consciência de sua dimensão? Deus quer levar-nos a um novo nível de conquista.
1. DIVISA – “Tú orarás a Ele, e Ele te ouvirá; e pagarás os teus votos. Também determinarás algum negócio e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos” (Jó 22.27,28)
2. VOTO - É o ato de verbalmente consagrar a Deus. Em outras palavras votar realiza algo (Gn. 28.20...), fazendo uma oferta (Lv. 27) ou abstendo-se de algo em devoção a Deus (Sl. 132.2)
VOTAR: Neder – uma promessa a Deus, um voto, um sacrifício votado, uma oferta votiva, qualquer coisa votada (Lv. 7.16; 22.18,21; Dt. 12.6). Uma promessa verbal ao Senhor (Nm 30.3,4).
- Havia votos condicionais e incondicionais. Os incondicionais eram obrigatórios (Sl. 116.14; Ec. 5.4-6) os Condicionais era procedidos de “se... então” (Gn 28.28-22).
- Votos apressados deviam ser evitados (Pv. 20.25).
- Até os não israelitas fizeram voto a Deus (Jn. 1.16).
- Era inteiramente voluntário mais uma vez feito não podia ser anulado. (Lv. 27.1-15).

3. O PRINCIPAL VOTO ERA O DE NAZIREU – Issar: voto de abstinência – um tipo de abstinência durante certo período de tempo, como era o caso do voto do nazireado, (Nm. 6)
- Voto de Consagração e Santificação ao Senhor – Homem ou Mulher adultos podem fazê-lo. Um voto tomado por um mínimo de trinta dias.
- Um nazireu
- Esse voto envolvia, substancialmente, a abstinência de vários deleites e prazeres da carne, legítimos, mais que, para a pessoa espiritual, eram postos de lado por algum tempo, afim de que alguma outra coisa ocupasse a mente dela.
- Embora também incluísse um serviço ativo divino, exercícios espirituais e a prática de certos ritos.
- Um nazireu era separado, consagrado para o Senhor e de outras coisas. “Esse voto podia buscar algum benefício divino especial, por causa do qual o indivíduo podia mostrar uma consagração incomum durante algum tempo a fim de que pudesse merecer a benção que buscava.” (R.N. Champlim).
- A CONSAGRAÇÃO de um nazireu (Lv. 21.10-12). Era uma disposição, que notavelmente se assemelhava a do sumo sacerdote. O voto do nazireu era feito com o fim de cultivar a soberania da vontade, e vencer as baixas inclinações da natureza humana, tendo isso a significação de um sacrifício a Deus.

4) TRÊS CONDIÇÕES - específicas eram requeridas quando do voto do nazireado, se porventura esse fosse observado segundo todas as exigências:
1ª) ABSTINÊNCIA DE VINHO OU QUALQUER BEBIDA FORTE – Isto é, fermentada ou alcoólica (Lv. 10.9). Quem é controlado pelo vinho tem suas atitudes por ele influenciadas. Para nós é importante durante o voto, de um modo concentrado, cuidar para que não haja influência controladora em nossas vidas, tais como o temperamento, carne, o mundo, as amizades, etc. Devemos ser controlados pelo Espirito Santo de Deus.

2ª) DEIXAR OS CABELOS CRESCEREM SEM CORTÁ-LOS – O que simbolizava a força física e a virilidade jovem, o que, por sua vez, indica que o nazireu dedicava todas as suas forças em consagração total e serviço a Deus. Os cabelos do nazireu eram sua coroa (neetzer) da unção do azeite do seu Deus (Lv. 21.12) – Para nós deve ser uma ocasião que permita a disciplina de buscar em Deus as forças espirituais para a realização da obra que nos foi confiado.
• Os cabelos do nazireu ou nazirita, eram cortados as portas do tabernáculos, e postos sobre o fogo do altar, como uma representação simbólica de que ele oferecia toda sua força a Deus.
• Os cabelos, ao continuarem o crescimento, simbolizava: o prosseguimento dos votos, sendo paralelo as duas coisas; simbolizava também a dedicação e a espiritualidade crescente; a virtude continua e ao aumento de forças.
• A barba também se deixava crescer, e era contada junto com o cabelo ao termino do voto.

3ª) NÃO TER QUALQUER CONTATO COM UM CADÁVER – Nem mesmo dos parentes mais próximo (Lv. 21.11,12). Tudo o que é morte tem que estar longe de nós. Devia evitar qualquer contato com um corpo sem vida. Trazia imundícia. Se isso ocorresse o voto seria quebrado.

5) AO TERMINAR O PERÍODO DO NAZIREADO (se não fosse para a vida toda), era oferecido:
a) Um Sacrifício pelo Pecado – Precisamos nos arrepender daquilo que Deus nos revela. No momento concetramo-nos na quebra de nossas alianças com Deus.
b) Uma Oferta Queimada – Enviaremos nosso incenso de adoração e dedicação a Deus.
c) Uma oferta Pacífica, juntamente com pães asmos – Consagrar-nos-emos como nunca em nossa vida ao Senhor.

• A lição espiritual é que um homem espiritual atinge algo acima daquilo que satisfaz à pessoa comum. Isso pode ocorrer à base de uma consciência sensível, devido à anelos espirituais naturais, ou devido a alguma inspiração divina, que leve a pessoa a dizer: “O SENHOR ME ORDENOU”.
• Todo voto deve ser feito com propósito específico e claro: “DETERMINARÁS...”

6) O APÓSTOLO PAULO – segundo parece fez uma forma modificada de voto nazireu, mandou rapar a cabeça em Cencréia, um porto de Corinto, adiou a restante das obrigações do seu voto para quando fosse a Jerusalém (At. 18.18”...tendo rapado a cabeça...por que tinha voto” ). Em Jerusalém santifica 4 homens ao voto de nazireado (At. 21.24 ”...toma estes contigo, e santifica-te com eles... para que rapem a cabeça...”).

7) OS OPOSITORES DO VOTO – Gente profana no tempo de Amós, tentou induzir os nazireus a violarem seus votos – Amós 2.11,12; Naum 6.2
- Deus consagra os nazireus para serem os mais sublimes exemplos de dedicação e justiça em Israel. Parte da consagração consistia em abstinência de de todos os tipos de vinho. Os israelitas gostavam tanto de bebidas inebriantes que chegavam mesmo a subverter os nazireus para que estes abandonassem o seu compromisso de abstinência. Por causa disto Deus traria a condenação.
- Creio também que for falta de uma consciência aos mistérios de Deus, em nossos dias, há muitos opositores aos votos feitos ao Senhor.
- O nazireu era suscitado por Deus para demonstrar através de seu modo de vida, o máximo de santidade, de consagração e dedicação, diante do povo. O voto de nazireado era totalmente voluntário o propósito disso era ensinar Israel que a dedicação total a Deus deve primeiro brotar do coração para depois expressar-se através da abnegação. SOMOS ISRAEL DE DEUS
- A dedicação completa do nazireu é um exemplo daquilo que todo cristão deve procurar ser.

 http://www.atosdois.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.