Lidando Com a Crítica de Maneira Construtiva 2 - DEVOCIONAL DE HOJE 22/05/2012



“... Se der ouvidos à correção, você crescerá em entendimento.” 
 Provérbios 15:32 NLT
Dizer a coisa certa da maneira errada costuma provocar uma reação negativa. 
Então aqui vai uma “palavra para os sábios”. Se você não pode receber uma crítica construtiva, não tente fazê-la. Antes de criticar, pergunte a si mesmo: 
1) “Estou interessado no bem dessa pessoa?” Ou você precisa apenas parecer bem, ter todas as respostas, controlar as pessoas, e ter aceitação e prestígio? Você não pode ajudar os outros enquanto estiver focado nas necessidades do seu próprio ego. 
2) “Sou uma pessoa que está sempre julgando e carregando um monte de culpa?” Em caso positivo, isso vai transparecer para as pessoas: “... Vamos parar de julgar uns aos outros...” (Rm 14:13 NVI). Para evitar ceder à tentação de culpar e julgar, você precisa parar de falar sobre por que eles fizeram isso, ou de quem é a culpa, ou do quanto isso foi estúpido, egoísta e louco, ou sobre o que há de errado com eles etc. Isto é o mesmo que polarizar e focar no problema, e não ajuda em nada. 
3) “Estou trazendo soluções para as pessoas?’ Deus é um Deus de soluções. Quando Ele nos encontrou perdidos no pecado, Ele não nos criticou nos lembrando das nossas fraquezas. Em vez disso, “... Quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios”’ (Rm 5:6 NVI). Ele não fez uma análise do nosso caso, mas nos trouxe o remédio. Então, sugira, em espírito de oração: “Talvez você pudesse ter um resultado mais satisfatório se...” e depois deixe Deus tornar a mensagem clara! 
4) “Estou dizendo a verdade em amor?” Até mesmo as suas ideias mais sinceras precisam refletir que você se importa com as pessoas.  “Dizer a verdade em amor...” (Ef 4:15 NKJV) abre  corações e  prepara a pessoa para confiar em você. 
O amor diz: “Por valorizar você, eu gostaria de dar uma sugestão. Você se importa?”


Porção Diária: Leia Dt 14-17, Mc 10:35-52, Sl 93,  Pv 11:30-31
Palavra para Hoje - UCB

0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.