DEVOCIONAL DE HOJE 19/09/11

Deus tem compromisso, com quem tem compromisso com Ele.

II Reis 6.15-17 – E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor!  Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Este texto diz que o rei da Síria fazia guerra contra Israel. Ele dava ordens ao seu exército para se movimentar , porém o rei de Israel ficava sempre  sabendo dos seus movimentos e tomava as providências necessárias, evitando, assim, ser surpreendido.
O rei da Síria ficou muito aborrecido, pois teve a certeza de que existia alguém, dentre os seus , que o estava traindo, dando as informações dos deslocamentos dos seus homens de guerra.
Neste momento, um de seus servos diz a ele que não é nada disto. Na realidade, o profeta Eliseu, que se encontrava em Israel, é quem fazia saber ao rei de Israel tudo aquilo que o rei da Síria pretendia fazer, chegando, inclusive, a dizer que fazia saber até aquilo que era dito em seu quarto de dormir.
Furioso ele procura saber onde se encontra Eliseu. É informado que o profeta se encontra em Dotã. Então ele envia um grande exército, que chegou  à noite e cerca toda a cidade.
Pela manhã, o servo de Eliseu ao acordar e ver toda a cidade cercada por carros de combate, cavalos, se apavora e pergunta ao profeta o que fazer?
Eliseu, então, procura acalmá-lo dizendo para ele não temer, pois eles não estão sozinhos, e ora, pedindo ao Senhor que  abra os olhos do seu servo para que ele veja. Então o moço vê que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, do exército do Senhor.
Neste momento,  gostaria de chamar a atenção de quem está lendo este texto, para um detalhe que faz toda a diferença em nossa reflexão.
No versículo 15 está escrito que exército sírio cercou toda a cidade, porém o que está escrito no versículo 17 é tremendo. Está escrito, neste versículo, que o exército do Senhor está em volta, não da cidade, mais sim de Eliseu, ou seja, o Senhor está protegendo o Seu profeta.
O que isto quer dizer? Quer dizer que Deus tem compromisso, com quem tem compromisso com Ele. Isto mesmo, pode ser um pouco duro, mas é o que está escrito, “ o exército se encontra em volta de Eliseu”.
Muitas  pessoas dizem que acreditam em Deus, que são cristãos, que possuem fé, mas não querem se envolver num relacionamento, de verdade, com Deus. Apresentam um rosário de argumentos para isto não acontecer, desde falta de tempo, até compromissos profissionais. Como se uma coisa dependesse da outra.
A grande verdade é que, estas pessoas, não querem sair da sua zona de conforto. No fundo elas sabem que para se ter um relacionamento, verdadeiro, com o Senhor precisamos mudar, e elas não querem esta mudança.
Elas não conseguem entender, que ao dar este passo, em direção ao Senhor, as suas vidas irão  mudar sim, mas para muito melhor.
Porém, quando o passa pelo deserto, quando o vento sopra mais forte, quando a coisa fica estreita, correm  em busca de ajuda, de conforto, do milagre.
Muitas pessoas acham que Deus não se comunica diretamente com o homem. Que ele tem coisas muito mais importantes do que se preocupar com a minha e a sua vida.
O que essas pessoas, não conseguem entender, é  que o Senhor é um Deus pessoal. Ele olha para nossas vidas sabendo o que está acontecendo com cada uma delas.
Ele sabe da necessidade de cada um de nós. Ele sabe o que vai em cada um de nossos corações. E, por isto, Ele quer um relacionamento conosco.
Mas o texto nos mostra algo, que precisamos refletir. Está muito claro que o Senhor que se compromissar conosco, desde queiramos o mesmo com Ele.
O texto mostra  o caráter pessoal que Ele dá ao acontecimento.  Aquele exército estava ali para matar o seu Servo. Apesar de o rei da Síria estar tentando, há algum tempo invadir a Israel, naquele momento o alvo é Eliseu e o Senhor mostra, através da sua Palavra, toda a sua fidelidade, todo o cuidado, toda a proteção para com Seu servo, que Ele sabia que estava correndo perigo.
Muitas pessoas vivem  adiando o momento de buscar um relacionamento maior com Deus. Dão prioridades a uma série de coisas e vão deixando a grande decisão para segundo plano.
A notícia boa é que o Senhor é bondoso, misericordioso, e estará sempre  esperando por nós, ou seja, que tomemos a decisão de ir em sua direção. A notícia ruim é, que apesar de todo o Seu  poder, Ele nunca nos forçará a isto, a decisão sempre será nossa.

Link:  http://www.palavrafiel.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.