DEVOCIONAL DE HOJE 18/09/11


Pergunta inicial: Quem aqui é seguidor de JESUS ?

O PREÇO DE SEGUIR OS PASSOS DE JESUS            Lucas 14.25-33

Introdução
 
· Certa feita um general de Alexandre, o Grande, trouxe a sua presença um soldado que havia desertado e se escondido numa caverna. Alexandre chega para aquele soldado e pergunta:
- qual o seu nome? Ele responde: - Alexandre. Novamente o imperador pergunta: Qual o seu nome? De novo o soldado responde: - Alexandre. Então o imperador pega-o pela gola e pergunta enraivecido: Qual o teu nome?! Ele ouve a mesma resposta. Então o corajoso conquistador lhe diz:
- ou muda de nome ou muda de vida.
· Talvez Jesus esteja perguntado a você: qual o seu nome? E você responde: - Cristão. Pergunta novamente e você responde mesma coisa. Quem sabe Ele esteja te dizendo neste instante: - Ou muda de nome ou muda de vida.
· Jesus está procurando discípulos! (v.26).

· “Grandes multidões o acompanhavam” (Lc 14.25). O povo, com uma concepção errada, viu em Jesus alguém que podia lhes saciar a fome, a sede, curar de alguma enfermidade, queriam servir ao Senhor ou se servirem dELE?

· Grandes multidões acompanham Jesus hoje. A fileira dos evangélicos cada dia engrossa, mas poucos querem de fato, pagar o preço do discipulado, de seguir JESUS.
· Muitos querem seguir Jesus de qualquer jeito. Na mesma proporção que cresce o número de crentes, diminui a qualidade de vida cristã. O caráter, a integridade.

1) O VERDADEIRO DISCÍPULO DEVE AMAR MAIS A CRISTO DO QUE AOS FAMILIARES E DO QUE A SI PRÓPRIO (V. 26).
· Aborrecer significa amar menos.

Mt 10.37:
“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;”
· Significa que ninguém ou nada deve ter prioridade (Prioridade=Preferência, Mais importante) além de JESUS. Tudo mais deve ser colocado em segundo plano. Apenas aquele que afirma “Jesus é o primeiro em minha vida” pode ser seu discípulo.
Nos versos 28 ao 33, ELE nos alerta para “calcularmos bem” o custo de ser Discípulo dELE. ( somos chamados a escolher) Começar e parar no meio, ou começar e ir até o fim?
NÃO DÁ PARA BRINCAR COM ALGO TÃO SÉRIO, OU SOMOS DISCIPULOS DE JESUS, OU SOMOS DISCIPULOS DO diabo. É questão de escolha, Vontade.
(Não espere “sentir” um Desejo” de servir ao Senhor, emoção engana, nos leva a tomar decisões precipitadas, olhe para sua vida e seja sincero: A quem você esta servindo? Lucas 16:13 e Josué 24:15)


 2) O VERDADEIRO DISCÍPULO TOMA A SUA CRUZ (V.27).

· Ser discípulo de Jesus significa carregar a sua própria cruz e seguir Jesus onde quer que Ele vá.
· O mesmo que disse: “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados...” (Mt 11.28), disse também: “qualquer que não tomar a sua cruz, e vier após mim, não pode ser meu discípulo” (Lc 14.27).

· Tomar a cruz é renunciar a ambições egoístas.

Os prisioneiros condenados eram obrigados a carregar a sua cruz. Tomar a nossa cruz é caminhar na estrada da mortificação. É símbolo de morte de todo um estilo de vida centrado em si mesmo.


Conclusão (vv. 34-35)
 
· Por isso a conclusão de Jesus: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu díscipulo”. v.33
· É hora de assumirmos um compromisso verdadeiro com Jesus. Amá-lo mais do que nossos entes familiares e amá-lo mais do que a nós mesmos. Tomar o caminho da mortificação da carne. E testemunhar do amor e da graça do Senhor Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.