A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DE DEUS


A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DE DEUS

 

Israel, depois de conhecer e experimentar o poder e o amor de DEUS: 


·        Libertos da escravidão com mão forte.

·        Promessa de uma vida plena “Terra que mana leite e mel”

·        Embora, terem que passar pelo “deserto” Deus estaria com eles, de dia “nuvem” de noite “coluna de fogo” (sheknah)

 

Mas, se desviaram da vontade de DEUS...

         Então, DEUS diz a eles:

Êxodo 33:1-3

Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.

“Acredite se quiser, Israel poderia ter prosseguido para possuir tudo o que Deus havia prometido — sem a sua presença! Israel poderia tê-lo feito, e muitos o fazem hoje.”

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Nm23:19

Podemos nos enganar, pensando que DEUS esta conosco, por causa da nossa aparente “prosperidade”, mas de fato, ELE pode não estar conosco.

O nosso esforço é recompensado por DEUS, ELE é justo para com todos, qualquer pessoa, com muito trabalho e dedicação consegue vencer na vida:

Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Mateus 5:45

Ex Jovem rico: Próspero, porém sem a presença de DEUS.
E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. (JESUS queria ser uma presença constante na vida deste jovem, não apenas um doador de bençãos)
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.


Nos dias de Noé, o povo tinha o bom de DEUS, mas não a presença DELE:
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, Mateus 24:38

É POSSIVEL HOJE VOCÊ RECEBER O BOM DE DEUS, PORÉM, SEM A SUA PRESENÇA. (O MELHOR DE DEUS É ESTAR COM ELE).

Moisés conhecia a consequencia de andar sem a presença de DEUS, por isso ele se recusou a ir sem ELA. Ele disse a Deus:

"Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir deste lugar. Como se saberá que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares conosco, de modo que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?" (Êxodo 33:15-16).

Três fatos aconteceram antes que a coluna de nuvem da presença de Deus voltasse:
"Ouvindo o povo estas más notícias (que Deus não iria com eles), pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu os seus atavios. Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial. Todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. Quando Moisés entrava na tenda, descia a coluna de nuvem" (Êxodo 33:4,7,9).

Primeiro eles prantearam, choraram, entristeceram-se e se arrependeram diante das más notícias da retirada de Deus. Ficaram sabendo que Deus não habita com um povo rebelde que tem pouca estima por sua Palavra. Descobriram que ele faz exatamente aquilo que diz. Embora eles fossem escolhidos, Deus disse que os deixaria. Ouça a sua Palavra:
"Voltai para mim de todo o vosso coração, com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes. Voltai para o Senhor vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em amor, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção" (Joel 2:12-14). Essa bênção é a presença do Senhor.
                              
Em segundo lugar, eles puseram de lado todos os seus atavios. O Senhor disse: "Tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer" (Êxodo 33:5). Isto quer dizer que eles tomaram providências práticas para afastar toda distração mundana. Seus atavios eram cópias de ouro e prata dos deuses egípcios — camundongos, bodes e bezerros balançando em correntes. O povo de Deus havia feito pequenos atavios, imagens do deus moabita e amonita Milcom (Moloque), o deus de sacrifício humano. Até este tempo Deus havia suportado este namoro, mas agora o problema era vida ou morte. Seus pequenos amuletos os haviam levado a fundir o bezerro de ouro. Por isso Deus disse: "Basta! o mínimo que vocês podem fazer é desfazer-se de tudo quanto os encanta! Qualquer coisa a que vocês sacrifiquem seu tempo!"

Nós queremos a presença  de Deus, mas não nos livramos das coisas que obviamente nos desviam dele. Portanto, eles se despiram de tudo quanto ofendia a Deus.
               
Em terceiro lugar, Moisés levantou uma tenda fora do acampamento. O tabernáculo ainda não havia sido edificado. Esta era uma tenda especial, uma habitação para a presença de Deus, localizada fora de toda distração, longe do arraial. Só os que em verdade buscavam o Senhor é que iam até a tenda. Moisés saía diariamente, e Josué nunca deixou de fazê-lo. Só, então, o problema foi resolvido

"Quando Moisés entrava na tenda, descia a coluna de nuvem, e ficava à porta da tenda, e o Senhor falava com Moisés... Respondeu-lhe o Senhor: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso" (Êxodo 33:9,14).

Se você realmente deseja a presença de Deus, onde está a sua tenda? Por que não busca mais ao Senhor? Por que não estuda a sua Palavra? Por que seu único contato com ele é a igreja? Será que você não conhece, ou mesmo nem procura conhecer, acerca da presença de Deus em sua vida?

0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.