Como Ter Certeza de Sua Salvação


   Se você tem qualquer dúvida a respeito de sua salvação, eu tenho boas-novas para você. Deus quer tirar todas as suas dúvidas e lhe dar certeza absoluta! Deus deseja que você tenha segurança no seu relacionamento com Ele. Os textos que seguem não deixam nenhuma dúvida disto.

Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Fi­lho de Deus, para que vocês saibam que têm vida eterna. (1 João 5:13)

O próprio Espírito (Espírito Santo) testemunha ao nosso espírito que so­mos filhos de Deus. (Romanos 8:16)

Sendo que Deus obviamente quer que Seus filhos tenham esta segurança, por que tantos duvidam? Embora haja diver­sas causas para dúvidas, uma das mais comuns é que há mui­tas pessoas que nunca foram salvas. Na verdade, é fato co­nhecido, que muitas igrejas possuem um grande número de pessoas que não são salvas.
Nas últimas décadas, tem sido fácil demais "pertencer a uma igreja" sem ter tido um encontro transformador com Jesus Cristo. "Mas, por que isto é tão predominante na igreja moderna?" A seção seguinte lhe dará um valioso discernimento.

Por que há pessoas na igreja sem salvação? 

Quatro fatores dão fortes indicações sobre a razão disto:

(1) Nos últimos  anos a sociedade em que vivemos sofreu um grande declínio moral e espiritual.
Não há dúvida de que nossa sociedade experimentou um cho­cante declínio moral, e é também verdade que muitas igrejas foram afetadas pelos padrões da sociedade. Vemos na História que em tempos de tal declínio espiritual, a convicção de pecado e a reve­rência a Deus tendem a diminuir. Evidências de arrependimento profundo e de tristeza são menos evidentes do que em tempos de grande despertamento espiritual. Em tempos assim, a história revela que há um aumento percentual de membros de igreja que não evidenciam de maneira alguma uma mudança de vida.
Em 1 João 2:19, encontramos uma indicação desta razão: Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos”.
Embora tais pessoas tenham levantado sua mão num culto ou coisa semelhante, eles não ma­nifestaram arrependimento e muitas vezes não são encontra­dos seis meses depois na igreja.
(2)  A maior parte das pregações modernas tem enfatizado
pouco o arrependimento e o Senhorio de Cristo.
Por causa disto, muita gente tem tratado Cristo como um simples "Doador de bençãos", que apenas serve para ajudá-los nas dificuldades. Neste tipo de pregação superficial, centrada no homem, Deus é representado quase como um servo do ho­mem.
Talvez quase que sem intenção, os pregadores têm enfatizado tanto o amor de Deus que a mensagem de sua tremenda santi­dade é praticamente esquecida. Muitos têm falhado em pregar sobre as conseqüências terríveis do pecado e do julgamento.
(3) Muitos acham que fazer parte de uma igreja é suficiente, é "a coisa a ser feita"
Muitos estão na igreja sem um compro­misso pessoal com Cristo. com pouco ou nenhum rela­cionamento sério com Jesus.
(4) As igrejas falham em dar um aconselhamento bíblico eficaz àqueles que desejam fazer parte dela.
Em muitos casos, as pessoas são recebidos instantane­amente com a mera "suposição" de que nasceram de novo, há muitos que se uniram à igre­ja, mas nunca se uniram a Cristo. Seus nomes estão numa ficha de membro, mas nunca ninguém os levou a fazer uma oração de arrependimento e de entrega a Cristo pela fé.
Considerando estes quatro fatores, você pode ver como é fácil para as pessoas ingressarem em muitas igrejas sem serem salvos. Ao ler estes fatores, você pode sentir que algum descreve sua própria experiência.

Indicadores Bíblicos de Salvação

1. Cristãos genuínos testemunham de um relacionamento real e pessoal com Cristo. Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (João 17:3). A salvação verdadeira é muito mais do que aceitar na mente que Deus existe, é, na verdade, "conhecer" a Deus num relacionamento pessoal de mudança de vida. Tragicamente muitas pessoas vão perder o céu por aproximadamente dois palmos (distância entre a cabeça e o coração).
2. Pessoas verdadeiramente salvas experimentaram genuína convicção de pecados e creram unicamente em Cristo para receberem a vida eterna. Quando ele vier (Espírito santo), convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus (Efésios 2:8). Ninguém é salvo pelo intelecto, nem por estar na igreja ou convivendo com crentes. Ninguém é salvo por ser uma boa pessoa, mas é necessário arrepender-se de seus pecados e vir a Cristo através do Espírito Santo. Deve ter havido uma ocasião em que você orou e se entregou a Cristo como seu Salvador e Senhor. Pessoas salvas podem testemunhar desta realidade em suas vidas.
3. Cristãos verdadeiros possuem uma certeza sobrenatural de que são salvos e perdoados de seus pecados. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8:16). Isto não significa que você nunca terá dúvidas, mas que a paz vai prevalecer sobre qualquer dúvida momentânea.
4. Os filhos de Deus demonstram fome de crescimento espiritual e um forte desejo de abandonar o pecado. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro (1 João 3:3). Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus (1João 3:9).
A Bíblia descreve a salvação como uma experiência de mudança de vida. No reino físico, se alguma coisa está viva, ela tem fome e cresce. Para ser bem claro, se alguém pode viver no pecado sem sentir uma tristeza profunda e sem ser disciplinado por Deus, esta pessoa não é salva. Quando os salvos pecam voluntariamente, elas se sentem mal.
5. Crentes genuínos percebem a presença de Deus em suas vidas e ouvem Sua voz. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem (João 10:27). Como a salvação produz um relacionamento pessoal, crentes verdadeiros regularmente ouvem a voz de Cristo. Amigo, se Deus nunca fala ao seu coração, você tem razão para preocupar-se. Se você não tem desejo de orar e se a Bíblia não faz muito sentido para você, é bem possível que não conheça o Salvador.
6. Cristãos verdadeiros têm amor à igreja e ao povo de Deus. Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte (1 João 3:14). Talvez a maior marca do crente verdadeiro seja o amor. Se você não tiver desejo de adorar e estar com o povo de Deus, há uma forte razão para questionar sua salvação (1 João 2:19).
7. A maioria dos salvos pode descrever como era sua vida "antes e depois" de sua salvação. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas velhas já passaram; eis que surgiram coisas novas [2 Coríntios 5:17). No caso de crianças, a questão de transformação de vida pode não ser tão evidente, embora algum tipo de mudança deva ser aparente. Nascer de novo é a transformação mais poderosa da experiência humana. Simplificando, é difícil que as coisas velhas passem e que tudo se torne novo sem que você perceba!
Depois de ler os indicadores bíblicos da salvação, você pode concluir que é salvo, mas que às vezes ainda luta com dúvidas perturbadoras. Você tem dúvidas quanto à sua salvação? Se a resposta for sim, veja a seguir a discussão sobre três passíveis fontes de dúvida.

Três Possíveis Fontes de Dúvida

Se você está com dúvidas a respeito de sua salvação, há pelo menos três possibilidades:
(1) Você pode ser realmente salvo, mas esfriou e se afas­tou. É possível que você nunca tenha sido discipulado ou ensi­nado a andar diariamente no poder do Espírito de Deus. Como resultado, você pode ter experimentado pouco crescimento e o seu modo de vida está apagando o Espírito Santo todo o tem­po. Se o Espírito de Deus está apagado e entristecido em sua vida, você certamente perderá a plenitude do Seu Espírito e não sentirá sua presença. É possível que você seja salvo, mas precisa de purificação e ser cheio do Espírito.
(2) Você pode ser salvo, mas Satanás está constantemente o acusando e semeando dúvidas em sua mente (Apocalipse 12:10). Se Satanás pode mantê-lo com dúvidas, seu crescimento espiri­tual será prejudicado e seu serviço a Cristo limitado.Você pode ser salvo, mas simplesmente precisa aprender como permanecer fir­me nas promessas de Deus e resistir ao inimigo de forma eficaz.
(3) Você pode ser um dos milhares de membros de igreja sem salvação que num momento de emoção aceitou um convite para ser salvo mas foi só “um momento emotivo apenas”.

Como Eu Posso Ter Certeza Absoluta?

Eu peço que você separe um tempo para estar quieto diante de Deus. Tome posse da maravilhosa promessa de Deus encontrada em Tiago 4:8. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores limpem as mãos, e vocês que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
Ao realizar este momento, concentre seus pensamentos em Deus, que, com certeza, está com você. Reflita na gloriosa re­alidade de que Deus quer que você seja salvo muito mais do que você mesmo.
Se no fundo do seu coração, você sente que nunca foi ver­dadeiramente salvo, então, agradeça a Deus pelo fato de Ele ter aberto os seus olhos. Não é por acidente que você está aqui. Deus falou com você por uma só razão: Ele quer que você seja salvo agora mesmo! É tempo de deixar todas as dúvidas para trás.
Meu amigo, você terá paz quando aprender a confiar na Palavra infalível de Deus e não nos seus sentimentos. Sua sal­vação não depende deles, mas do poder infalível de Cristo. Porque a sua salvação está baseada na Palavra de Deus, leia atentamente os seguintes textos:
1. Deus o ama e quer que você seja salvo.
João 3:16 -Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Coloque seu nome neste versículo no lugar das palavras mundo e todo aquele. Agora, eu quero que você leia o versículo com o seu nome. Leia.
2. O próprio Deus está colocando no seu coração o dese­jo de vir a Jesus.
João 6:44a diz: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou, não o atrair. O próprio fato de você estar aqui e ter um profundo desejo de conhecer a Cristo é uma prova clara de que Deus o está atraindo para Jesus. Se você realmente deseja ser salvo, pode descansar seguro de que Deus lhe deu este desejo e o receberá!
3. Jesus recebe a todos que sinceramente vêm a Ele.
Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e a quem vier a mim eu jamais rejeitarei (João 6:37). Por favor, tome posse da pro­messa de Jesus de ser recebido agora mesmo. Ele está dizen­do que não há como rejeitar alguém que vem sinceramente a Ele. Pela sua infalível promessa, Jesus lhe garante que ouvirá e responderá seu pedido de salvação.
4. Você deve receber a vida eterna como um presente de Deus.
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6:23).
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom (presente) de Deus (Efésios 2:8). A salvação é um presente que não merecemos e algo que não podemos comprar. Nós recebemos a salvação através da fé simples como a de uma criança, não atra­vés de esforços humanos para ser uma boa pessoa. Todos os seus atos de justiça são como trapos imundos (Isaías 64:6 b).
5. Jesus tomou toda a nossa culpa e sofreu a nossa punição.
Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho, e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós (Isaías 53:6).
Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éra­mos pecadores (Romanos 5:8). Deus tomou todos os seus pecados e os colocou sobre Jesus, que sofreu a punição e morte por todos os seus pecados (passados, presentes e futu­ros). Se você receber o perdão de Jesus, não haverá absoluta­mente nenhuma razão para Deus o condenar!
6. Deus lhe dará um novo coração e a graça para mudar.
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas velhas já passaram; eis que surgiram coisas novas (2 Coríntios 5:17). Você não precisa se perguntar, "Como eu posso mu­dar?" Pois é Deus quem o transforma, e não você mesmo.
7. Você deve ter desejo de arrepender-se dos seus pecados e de entregar sua vida a Jesus.
Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão (Lucas 13:3). Eu gostaria de enfatizar que o arrependimento não é um tipo de esforço humano para ganhar a salvação; pois somos salvos pela graça através unicamente da fé. Salvação tem a ver com graça, não com obras (Romanos 9:11-12). No entanto, quando você tem a fé salvadora, isto significa que reconhece o senhorio de Cristo e está ansioso para render-se à sua direção. Confiando na Sua ajuda, você decide transferir a posse de sua vida para Ele.
Isto não significa que você se tornará perfeito de uma hora para a outra e nunca mais pecará, mas que tem um desejo profundo de abandonar os pecados conhecidos e seguir a Cristo. Mas amigo, não importa quão fraco você possa se sentir; se vier a Jesus, você receberá a graça para mudar!
Contudo, aos que o recebe­ram, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1:12). Quando você aceita a Jesus, recebe o poder para mudar!

Se você crê nas afirmações acima, por favor, repita comigo:


Eu creio que Jesus é o Unigênito Filho de Deus que morreu pelos pecados                      do mundo.
Eu creio que Deus me ama e que deu Seu Filho como prova disto.
Eu creio que Jesus tomou todos os meus pecados sobre si e sua morte é o sacrifício que remove a minha culpa.

Eu creio que se eu orar pedindo a Jesus que me perdoe e me salve, Ele atenderá.
Eu creio que o Espírito de Deus abriu os meus olhos e está levando-me à salvação verdadeira.
Pela graça de Deus, eu agora desejo  abando­nar meus pecados e me render ao senhorio de Cristo.
Eu convido Jesus para ser o meu Senhor e Salvador pessoal agora mesmo.



Baseado no apêndice "A" do livro de Gregory R. Frizzell - Retorno a Santidade

2 comentários:

Show!
Agora dá pra ter mais certeza. rsrs

 

muito bom!!!Estou na parte fria e afastada!!!rsrsrr

 

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.