Pérolas aos porcos, porta estreita, fazer bem aos outros


Evangelho Mateus (Mt 7, 6.12-14)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: [6]"Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. [12]Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a lei e os profetas. [13]Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! [14]Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!" Palavra da Salvação!
 


A CAUTELA PASTORAL

Soa enigmática a orientação de Jesus aos discípulos: não dar aos cães as coisas sagradas, nem jogar pérolas aos porcos. A que estaria se referindo? As palavras do Mestre exortam a cautela no trabalho pastoral. Era uma forma de precaver os missionários contra a ingenuidade de partilhar a mensagem do Reino com gente despreparada para recebê-la, ou pior ainda, avessa ao Reino e a seus mensageiros. Seria um trabalho inútil, com o risco de provocar uma reação violenta. Esta norma pastoral de Jesus pressupõe um mínimo de boa vontade e de abertura por parte de quem é evangelizado. É inútil querer levar alguém a converter-se ao Reino, contra a sua vontade. Será pura perda de tempo! A Palavra só produz frutos no coração de quem a recebe com liberdade e alegria. Seria fazer mau uso dessa Palavra querer forçar alguém a acolhê-la. Jesus entrevê até mesmo um risco para a vida do apóstolo, ao dizer que os porcos poderiam voltar-se contra ele e despedaçá-lo. Não valeria a pena correr tal risco! A experiência missionária de Jesus ofereceu-lhe as bases para chegar a esta conclusão. Ao longo de seu ministério, ele se deparou com pessoas absolutamente refratárias à sua mensagem, numa evidente atitude hostil. Por isso, não nutria a ilusão de poder convertê-las. As coisas santas e as pérolas teriam destinatários melhores.
Resumindo:
A expressão muito usada "não jogue pérolas aos porcos" pode ser colocada aqui como uma advertência sobre a transmissão das coisas que lhe são importantes. Existem muitas pessoas dispostas ao aprendizado e também ávidas pelo conhecimento que está para ser transmitido. Perder tempo com quem não se demonstra ainda maduro para receber coisas novas ou coisas melhores, é desperdiçar um tempo precioso que poderia ser investido com resultados muito melhores, desde que direcionados a um público interessado.

0 comentários:

Postar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.